Ciops registra mais de 1 milhão de ligações falsas em 2013
Dados da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) revelam que de janeiro a outubro deste ano, 1.051.265 de “chamadas falsas” foram realizadas destinadas às polícias Civil e Militar e ao Corpo de Bombeiros. São, pelo menos, 3.458 trotes recebidos por dia.
Leia mais:
Uma reportagem do Jornal O Povo, desta quinta-feira (21/11), aponta que em todos os casos, as ligações tratam de crimes que nunca existiram. Esse volume de trotes corresponde a cerca de 20% do total de atendimentos feitos pela coordenadoria por ano.
Para o supervisor do Núcleo de Teleatendimento da Ciops, major Victor Souza dos Santos, esse tipo de ação é preocupante, pois “enquanto a viatura está numa falsa ocorrência, deixa de atender o caso de alguém que está realmente necessitando de socorro. A linha telefônica também fica ocupada enquanto poderíamos estar recebendo uma ocorrência verídica”.
Somente neste ano, 5.631 ligações culminaram com o envio de viaturas aos locais das possíveis ocorrências. No ano passado, foram deslocadas viaturas em 5.110 falsas ocasiões.
A reportagem revela que a maioria das chamadas é realizada por crianças e adolescentes e se origina de telefones públicos dentro das escolas. Para evitar esse tipo de situação, a Ciops realiza campanhas de conscientização.
– Quando há alguma visita da Polícia Militar às escolas, principalmente durante os aniversários da Ciops (22 de janeiro), costumamos realizar palestras e campanhas educativas para inibir essa prática, explica o supervisor.
O trote é considerado crime, segundo o Código Penal Brasileiro. Além disso, o trote congestiona o sistema de atendimento da unidade.
O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário